Arnaldo Baptista gerou discórdia e foi criticado depois de usar as redes sociais para prestar uma homenagem a Rita Lee, que morreu aos 75 anos. Os internautas detonaram o artista e condenaram a atitude dele, porque a maioria dos fãs sabe que os dois tiveram uma relação conturbada.
Rita e Arnaldo começaram a namorar em 1968, dois anos após a formação do grupo os Mutantes. Eles decidiram morar juntos e se mudaram para uma casa na Serra da Cantareira, em São Paulo.
Na autobiografia, lançada em 2016, a cantora chegou a dar detalhes do relacionamento polêmico. Uma das histórias mais marcantes foi quando Arnaldo, a expulsou de Os Mutantes, quatro anos depois do início do romance, quando já eram casados — eles se divorciaram oficialmente em 1977.
“Chego ao ensaio e me deparo com um clima tenso/denso. Até que o Arnaldo quebra o gelo, toma a palavra e me comunica: ‘A gente resolveu que a partir de agora você está fora dos Mutantes porque nós resolvemos seguir na linha progressiva-virtuose e você não tem calibre como instrumentista'”, relembrou a rainha do rock no livro, expondo o machismo do então marido.
“Em vez de me atirar de joelhos chorando e pedindo perdão por ter nascido mulher, fiz a silenciosa elegante. Me retirei da sala em clima dramático, fiz a mala, peguei Danny (cachorrinha de estimação) e adiós. No meio da estradinha da Cantareira a caminho de São Paulo, parei no acostamento e chorei, gritei, descabelei, xinguei feito louca”, completou.
Na época, a história caiu como uma bomba e Arnaldo Baptista e o irmão, Sérgio Dias, garantiram que a saída se deu por conta de diferenças criativas e pelo direcionamento que eles queriam dar ao grupo.
Arnaldo também começou a ficar enciumado com o sucesso da carreira solo de Rita Lee depois do lançamento do primeiro álbum dessa fase, o Build Up (1970), o que também teria desgastado a relação.
Durante uma participação no programa de Hebe Camargo, Rita Lee rasgou, ao vivo, a certidão de casamento dela com o Arnaldo. Ela contou, à época, que o casório foi uma forma que ela encontrou de conseguir a independência dos pais. Além disso, a rainha do rock afirmou que estava cansada da perseguição dos “donos da moral e bons costumes”.
Ainda na autobiografia, Rita criticou o ex-marido e alegou que ele “vendia sua imagem de coitadinho, tão apreciada pelas viúvas e críticos de música”.
Rita Lee: Veja a trajetória da Rainha do Rock brasileiro em quase 60 anos de carreira