No total, 214 brasileiros estão no voo que deixou Tel Aviv por volta das 12h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 11
A segunda aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) com cidadãos brasileiros vindos de Israel chegará na madrugada desta quinta-feira, 12. Ao menos 214 brasileiros estão no voo que deixou Tel Aviv por volta das 12h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 11. O desembarque está previsto para ocorrer no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Além dos brasileiros, quatro animais de estimação estão à bordo do voo: três gatos e um cachorro. Esta é a segunda aeronave de repatriação de brasileiros vindo da zona de conflito entre Israel e Hamas. O primeiro pousou no Brasil na madrugada desta quarta-feira, em Brasília. Foram 211 brasileiros que desembarcaram no país, grande parte turistas que estavam em Israel. Monica Lima, uma das repatriadas, conversou com equipe da Jovem Pan News e relatou os momentos de tensão. “Foi um período tenso. Saímos do hotel às 10h e chegamos no aeroporto às 14h e ali ficamos fazendo chek-in. O aeroporto lotado. Nós estávamos o tempo todo apreensivo, com medo de passar por uma situação semelhante à anterior, mas graças a Deus saímos em segurança”, disse. Nesta primeira operação, que dura até sábado, serão repatriados 900 cidadãos no total. A ordem prioritária para os primeiros voos são os grupos vulneráveis (idosos, gestantes, crianças etc) e pessoas que foram ao país para turismo. Por fim, o MRE disse não ter ainda a confirmação de qualquer refém de nacionalidade brasileira e nenhum detalhe sobre Karla Mendes, brasileira que desapareceu após o ataque do Hamas a um festival de música eletrônica no último sábado, 7.
Brasileiros na Faixa de Gaza
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 11, o Ministério das Relações Exteriores detalhou a atual situação dos brasileiros que estão em meio ao conflito de Israel. O embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário de África e de Oriente Médio do Itamaraty, confirmou a presença de 30 brasileiros na Faixa de Gaza que aguardam o resgate na região. O plano inicial para este grupo é que a saída seja feita via terrestre, pela passagem de Rafah, que liga Gaza ao Egito. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse estar em contato com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry. Gaza vive um bloqueio desde 2007, sendo o setor sul controlado pelos egípcios. “Creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada e correndo risco. Dessa forma, estarão sãos e salvos no território egípcio e estamos trabalhamos, portanto, para conseguir informar ao governo egípcio da documentação do dia e horário em que o ônibus passaria”, explicou Vieira. Em Israel, há 2.723 nomes de brasileiros inscritos na lista divulgada pela embaixada do Brasil. Deste número, 211 já estão em solo brasileiro.
*Com informações do repórter André Anelli