Embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-mo se tornou um viral na internet nos últimos dias.
O motivo? Em uma demonstração inusitada de afeição pela cultura brasileira, o diplomata conquistou o público ao cantar uma música do icônico grupo de pagode Raça Negra durante um evento em Brasília (DF).
O episódio ocorreu K-Festival, festival de cultura coreana realizado no Complexo Cultural da Feira da Torre de TV, na capital federal. A situação foi registrada em vídeo e compartilhada nas redes sociais, acumulando rapidamente uma enxurrada de visualizações e comentários.
Visivelmente empolgado, o embaixador sul-coreano soltou a voz e interpretou o hit ‘Cheia de Manias‘, do grupo Raça Negra, com bastante entusiasmo, ótima voz e uma pronúncia quase perfeita do português durante festival – que aconteceu entre os dias 13, 14 e 15 deste mês.
O momento cativante dividiu opiniões nas redes, mas a maioria dos internautas elogiou o embaixador. Muitos viram a atuação do diplomata como uma forma carinhosa de aproximação com o povo brasileiro.
Um usuário no Twitter comentou: “Isso é diplomacia cultural em seu melhor. Eu adoro quando figuras públicas mostram que têm um lado humano”.
Outro internauta discordou, dizendo: “É divertido, mas será que ele realmente conhece a cultura brasileira ou está apenas fazendo isso para se promover?“.
“Sensacional!”, definiu mais um. “Eu estava lá e me surpreendeu quando vi q ele ia cantar! Foi o máximo! Raça Negra sempre marcante…“, comentou uma mulher.
“Nem sabia que o Jackie Chan cantava, gente. Gostei”, brincou um seguidor. “Por ser coreano, está de parabéns. Agora pega um brasileiro para cantar a língua deles”, elogiou outra. “Que lindo, pessoal. Por mais pessoas alegres assim”, declarou ainda mais uma.
O vídeo não capturou apenas a atenção do público, mas também gerou resposta oficial. A Embaixada da Coreia do Sul em Brasília divulgou uma declaração.
“Estamos felizes que o embaixador tenha sido bem recebido pelo povo brasileiro. Ele sempre teve uma grande admiração pela cultura do Brasil, e isso foi uma forma de expressá-la”.
O fato chama atenção para a importância da diplomacia cultural na era digital. Com a facilidade de compartilhamento e a rapidez com que as informações circulam, pequenos atos podem gerar grande impacto nas relações internacionais.
De acordo com especialistas, o episódio é um exemplo claro de como a internet pode funcionar como uma plataforma para fortalecer laços culturais entre países.
O vídeo ainda está circulando nas redes sociais e continua recebendo diversos comentários e o embaixador sul-coreano desfruta de seus 15 minutos de fama entre o povo brasileiro.
Veja o vídeo do embaixador cantor:
Lee Ki-mo, que apresentação linda ❤️ Obrigado por mais uma vez você demonstrar e compartilhar conosco esse carinho pelo Raça. Somos muito gratos ❤️💙
Embaixador coreano Lee Ki-mo cantando Cheia de Manias, do grupo Raça Negra, no K-festival em Brasília. pic.twitter.com/TbOKyjAlDW
— Raça Negra (@RacaNegra) October 19, 2023
Embaixador da Coreia do Sul canta ‘Evidências’ e viraliza na web