A cantora Ana Castela, natural do Mato Grosso do Sul, juntamente com outros responsáveis pelo projeto ‘AgroPlay Verão 2’, está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF).
A gravação, ocorrida em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, em setembro último, foi alvo de uma ação civil pública por conta de violações ambientais cometidas pela equipe.
O MPF move uma ação com o objetivo de responsabilizar os envolvidos na construção e uso comercial de uma propriedade privada, erguida de maneira irregular na Ponta do Sapê, Angra dos Reis – uma Área de Proteção Ambiental (APA).
Foi justamente nesta propriedade que as filmagens para o projeto musical foram realizadas.
Em nota, o MPF afirmou que a ação visa “reparar os danos ambientais causados pela propriedade e pelo evento”.
O órgão também destacou a necessidade de “promover o debate público sobre governança e responsabilidade socioambiental (ESG) de artistas e produtores, na escolha dos locais para a realização de eventos”.
O Ministério exige ainda a suspensão da divulgação do conteúdo gerado no ‘AgroPlay Verão 2‘. Além disso, está sendo solicitado que os cachês pagos aos artistas sejam retidos e destinados a projetos de recuperação ambiental.
O MPF também exige que artistas e produtores compartilhem informações sobre a importância da proteção ambiental da APA Tamoios em suas redes sociais.
Conforme informações do MPF, o terreno onde foi realizado o ‘AgroPlay Verão 2’ abriga construções ilegais que causaram danos ao meio ambiente.
“Esses danos incluem a destruição da vegetação nativa, prejuízos à fauna e à flora, impermeabilização do solo e impedimento da regeneração natural da mata. Além disso, um laudo pericial datado de 2017 constatou a privatização da praia, restringindo o acesso da população a um bem público e de uso comum”.
Além de Ana Castela
No projeto ‘AgroPlay Verão 2’, Ana Castela não esteve sozinha. Outros artistas como Luan Pereira, Ludmilla, KVSH, Lucas Medeiros e a dupla Guilherme e Benuto também participaram.
Até o momento da publicação desta reportagem, Ana Castela e o escritório Agroplay, responsável pelo projeto, não se pronunciaram sobre o assunto.
Ana Castela chora após não conseguir cantar bem na Festa do Peão de Barretos