O mundo do audiovisual acordou em luto nesta quarta-feira (18) após a perda de uma das figuras que mudou a história da indústria fonográfica. Bruce Gowers ficou conhecido em 1975 quando dirigiu o clipe “Bohemian Rhapsody”, da banda Queen.
Seu trabalho trouxe elementos revolucionários para a época, com planos de filmagem conceitual e uma maior duração em relação aos videoclipes de rock que estavam sendo feitos. Além de um ótimo jogo de cores e projeções, um traço característico é o posicionamento dos integrantes da banda sob um plano escuro, que se mistura algumas vezes com o rosto de Freddie Mercury translúcido na tela, mas sempre mantendo a essência de um lugar com pouca luz. Em conjunto com este conceito, Gowers apresenta imagens da banda se apresentando ao vivo, usando um figurino desta vez claro e brilhante, que marca um constraste inesquecível.
Freddie Mercury no videoclipe de Bohemian Rhapsody (Foto: Reprodução/Radio Itatiaia JF)
“Bohemian Rhapsody” marca mais de um bilhão de visualizações no Youtube e a memória afetiva de bem mais que isso. A canção escrita pela banda de Freddie Mercury mudou a forma de comunicação musical, e o video de seis minutos dirigido por Gowers completou a obra com maestria, sendo considerado um clássico até hoje.
Em entrevista ao Daily Mail, o diretor afirmou que o videoclipe de Bohemian Rhapsody: “Mudou a forma como a música era percebida; todo mundo estava fazendo vídeos e as bandas estavam vendo suas vendas e posições nas paradas subirem se seus vídeos fossem bons”. O britânico marcou seu nome na história com produções não só para o Queen, mas também para Michael Jackson, The Rolling Stones, Rod Stewart e Prince. Além disso, Bruce Gowers produziu grandes premiações, como Emmy, Billboard Music Awards, MTV Awards e People’s Choice Awards.
Segundo o site Hollywood Reporter, a família de Bruce Gowers anunciou que a causa do falecimento foi devido a uma forte infecção respiratória. O britânico deixa dois filhos, Katharine e Sean, além de sua esposa, Charlene, e quatro netos. Mas além da sensação de luto que se sente neste momento, o legado de Gowers é um ponto histórico da cultura mundial, que influenciou e continuará influenciando gerações de artistas, fazendo valer todos seus 82 anos de vida.
Foto destaque: Bruce Gower. Reprodução