Cenas lamentáveis no futebol brasileiro trouxeram à tona um dos maiores bordões de Djonga, “Fogo nos Racistas”.
Viralizaram na internet diversas imagens de torcedores do Athletico Paranaense, durante um jogo na última quarta-feira (15), gesticulando como se fossem macacos para os torcedores do Atlético Mineiro. Os dois times se enfrentaram pela final da Copa do Brasil e o Athletico perdeu por 2 a 1 na partida que aconteceu na Arena da Baixada, em Curitiba.
A hashtag #FogoNosRacistas está em alta desde a divulgação dos vídeos, que você pode ver logo abaixo.
Hit de Djonga
A expressão também viralizou após Reinaldo, ídolo do Atlético Mineiro, falar a frase ao ser homenageado no Bola de Prata, tradicional prêmio brasileiro que celebra os melhores do ano no futebol de nosso país.
Confira clicando aqui.
Denuncie o racismo
Vale lembrar que o racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 no Brasil. A legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
Caso presencie uma cena de preconceito, a denúncia pode ser feita tanto pela internet quanto em delegacias. As Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), especializadas neste tipo de crime, funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
FOGO NOS RACISTAS!!! pic.twitter.com/1CbSCHorVl
— Andrey #ForaValentim (@andreycap_) December 16, 2021
Futebol não tem nada a ver com racismo. Racismo NÃO É zoeira. Racismo NÃO é corneta. Racismo NÃO É mimimi.
RACISMO É CRIME.
Esses dois homens ficaram boa parte do 2°tempo imitando macacos e gesticulando de forma pejorativa para torcedores do Atlético-MG – provavelmente, negros. pic.twitter.com/1bOBVSzhrh
— Bianca Molina (@biimolina) December 16, 2021