A lenda do rap californiano Ice Cube se apresentou em São Paulo, no domingo (7), como atração principal do segundo dia do Encontro das Tribos.
Debaixo de muito sol e uma névoa característica do outono, o festival trouxe uma mistura de raggae, rap, funk e rock com: Racionais MC’s, Marcelo Falcão, Planet Hemp, Chace Atlantic, Dezarie, Hungria, Cidade Verde e Mato Seco.
Cube é um dos principais artistas referência da cena musical dos anos 1990 na Costa Leste dos Estados Unidos, junto com Dr. Dre (que com Ice Cube e Eazy-E formaram o N.W.A), Snoop Dog e Tupac Shakur.
O rapper cantou clássicos da carreira solo, como You Know How We Do It e No Vaseline, e outros sucessos do seu tempo no N.W.A: Straight Outta Compton e Gangsta Gangsta.
Mesmo depois de horas de festival, a plateia recebeu o artista com o calor característico do Brasil e não deixou a desejar na animação. O público era bem jovem, daqueles que não estavam nem vivos quando as músicas cantadas com tanta emoção foram lançadas. Mas o som de qualidade é assim mesmo, passa de geração para geração com a mesma força.
Outros artistas que sabem muito bem a sensação de ver que as mensagens escritas em outro século continuam ecoando com a mesma relevância e potência são os Racionais MC’s.
Comandado por Mano Brown, o grupo se apresentou com convidados antes do rapper americano (ouso dizer que com uma plateia ainda mais animada e entregue ao som), e quem estava na pista sentiu a energia. Aqueles que não gritavam as letras das músicas de cabo a rabo, olhavam vidrados para o palco em uma espécie de transe.
Durante a performance, Brown fez questão de homenagear Ice Cube, que é referência para ele e para seus companheiros nesses mais de 30 anos de grupo.
Outros dois destaques do domingo foram os shows de Marcelo Falcão, que homenageou o falecido Chorão com a música Só Os Loucos Sabem, do Charlie Brown Jr., e o Planet Hemp, que se reuniu de novo em 2022 após um hiato de 22 anos.