Funjope inicia projeto de internacionalização do cinema de João Pessoa – Cidades


Sede da Funjope (Foto: Divulgação/Secom-JP)

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) iniciou um projeto de internacionalização do cinema da cidade e irá levar oito cineastas para o ‘Ventana Sur’, maior mercado destinado à negociação de obras individuais da América Latina.

O governo municipal está criando uma política estruturante para o audiovisual da Capital, que passa pelo fomento à produção, formação e à circulação dos produtos, seguindo agora para o nível internacional. O evento começa nesta segunda-feira (3) e segue até o dia 03 de dezembro.

“O Ventana Sur é um mercado que vai abrir janelas para o nosso cinema nos mercados internacionais”, enfatizou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Os profissionais de João Pessoa foram incluídos no catálogo Ventana Sur, lançado pelo Cinema do Brasil, que inclui todos os produtores do país selecionados para o evento.

O documento é utilizado como ferramenta para apresentar os projetos audiovisuais das empresas, entre elas as de João Pessoa, para os parceiros internacionais do Cinema do Brasil. Cada empresa leva em sua bagagem dois projetos e lá poderá conseguir distribuidores internacionais.

Além disso, os cineastas terão a experiência de participar de um ambiente de mercado internacional, criar relações com uma rede de contatos e estarão antenados com o que o mercado internacional está interessado, além de apresentarem seus produtos.

Os produtores das empresas que vão para o Ventana Sur participaram de uma formação oferecida pelo Cinema do Brasil, receberam credenciais para circularem nos ambientes do evento e ainda a assessoria.

Segundo o chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, essa política é estruturante para os profissionais de João Pessoa e, em médio prazo, trará muitos benefícios para o cinema local, o que afeta, de forma positiva, toda uma cadeia de profissionais.

Edital

No início de novembro, a Funjope lançou o Programa de Apoio à Participação de Profissionais do Setor Audiovisual no ‘Ventana Sur – Mercado Audiovisual – Edição 2021’. O edital previa apoio logístico para viabilizar a participação de produtores da cidade no evento.

O resultado do edital pode ser acessado neste link. O catálogo pode ser conferido aqui.

O Ventana Sur 2021 acontece em Buenos Aires, na Argentina, de forma virtual por conta da pandemia da Covid-19. O evento é uma realização do Festival de Cannes.

Três produções

Nina Rosa, da Lumina Produções, está em ‘Malaika’, de André Morais, e com Rodolfo de Barros em outros dois projetos: ‘Noite e Sombra’ e ‘Revolta’. Para ela, participar de um evento grandioso como o Ventana Sur é muito gratificante. “É um passo fundamental para o nosso cinema. É algo inédito e motivo de muita satisfação para todos nós produtores”, declarou.

A produtora destacou que a felicidade é não só pela importância que tem o evento, mas pela perspectiva que os profissionais têm de levar o audiovisual de João Pessoa para o mercado. “Saímos dessa fase da produção, que fazemos com muito profissionalismo, e levamos o nosso produto para o mercado. Esse é o ponto mais importante e o Ventana dá esse suporte. Estarmos lá, por mais que não seja da forma presencial, é muito valioso, é de muita grandeza, e a Paraíba está sendo representada com excelentes projetos”, acrescentou.



Source link

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,952FãsCurtir
3,116SeguidoresSeguir
19,000InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles