Harry Potter: todos os livros, do pior ao melhor (ranking)


Em 2021, o filme de Harry Potter e a Pedra Filosofal completou 20 anos de existência, marcando o aniversário de uma das maiores franquias do cinema mundial. Os oito longas-metragens do bruxinho são inspirados na saga de sete livros, que foi escrita por J. K. Rowling, e faz enorme sucesso entre crianças, jovens e adultos.

Iniciada em 1997, a história de Harry Potter e o lançamento de livros se estendeu até 2008, período em que havia vendido cerca de 300 milhões de cópias no mundo. No ano de 2018, a venda dos livros alcançou meio bilhão de cópias.

Para celebrar o aniversário dos filmes e o sucesso da saga de livros, confira o nosso ranking das obras de J. K. Rowling, elencadas da “pior” até a melhor!

7. Harry Potter e a Câmara Secreta

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

A posição de Câmara Secreta é uma consequência de alguns fatores. O segundo livro da saga não tem o brilho de ser o primeiro sobre o mundo mágico e a história de Harry Potter. A história sobre o basilisco, a introdução do termo “sangue-ruim” e a presença de Dobby são os pontos fortes da história.

Mesmo sendo o primeiro contato com o universo da Horcrux e ter um plot twist que agrega muito valor literário, a importância para o desenvolvimento da história da saga acaba sendo um pouco menor do que os cinco livros seguintes.

6. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

O Prisioneiro de Azkaban é um livro importante para a saga Harry Potter, apresentando Sirius Black, os marotos — um ponto forte para a obra — e um pouco mais da história da família de Potter.

Colocar o livro na 6ª posição pode ser doloroso, considerando a importância que tem para a vida de Harry, mas acontece por ele acabar servindo mais para preparar os leitores para as alegrias, transformações, dores e emoções dos livros seguintes.

5. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

Assim como Prisioneiro de Azkaban, Enigma do Príncipe acaba ficando com uma função de preparar o leitor e criar o ambiente para o último livro da saga. Nessa situação, foi surpreendente como a vida amorosa e pessoal de Harry acaba sendo um destaque durante a narrativa.

O livro fica na frente de Prisioneiro de Azkaban e Câmara Secreta por acontecer mais no clímax da história. Outro aspecto a favor da obra é o fato de introduzir as Horcruxes e aprofundar a conexão entre Harry e Dumbledore, que morre ao final do livro, sendo mais um acontecimento marcante para Harry.

4. Harry Potter e a Ordem da Fênix

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

O quinto livro da saga é conhecido por alguns fatores, entre eles o de ser a obra mais longa entre as sete, o que acabou afetando um pouco da história que foi parar nos cinemas. O livro marca a mudança de realidade para Harry, com o retorno de Voldemort e os sinais de uma guerra entre os bruxos cada vez mais evidentes.

Na obra, Harry aprende um pouco mais sobre a conexão entre ele e o Lorde das Trevas, enquanto começa a se preparar para um futuro sombrio. O livro divide momentos leves e de estudante com uma realidade tenebrosa e uma guerra dentro de Harry.

3. Harry Potter e a Pedra Filosofal

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

Uma coisa é indiscutível: Pedra Filosofal é o livro mais importante da saga. Foi o responsável por lançar o universo e introduzir o mundo da magia para os fãs ao redor do mundo. Se não fosse por ele, não teríamos as sequências de livros ou os filmes de Harry Potter.

Em a Pedra Filosofal, conhecemos a Plataforma 9 3/4, o Beco Diagonal, a escola de Hogwarts e o começo da amizade entre Rony, Hermione, Harry, Dumbledore e os outros personagens da saga.

2. Harry Potter e as Relíquias da Morte

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

O último livro da saga é o segundo colocado da nossa lista. O livro é a conclusão da história de Harry e seus amigos, sendo o ápice da guerra bruxa. A narrativa é densa, cheia de tensão e de dúvidas para Harry, Rony e Hermione, que precisam largar Hogwarts e ir atrás das Horcruxes de Voldemort.

A conclusão da trajetória de Potter é cheia de emoções e de aventuras, com mortes marcantes, histórias lindas e muita magia. Relíquias da Morte é uma conclusão com chave de ouro para a história construída durante as seis obras anteriores.

1. Harry Potter e o Cálice de Fogo

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

O primeiro colocado da lista é Cálice de Fogo! O quarto livro da saga é um divisor de águas nítido, sendo uma obra importantíssima para a dinâmica entre Harry e Voldemort. Além disso, é a transição de um mundo mágico e infantil para uma realidade mais jovem e sombria.

Alguns fatores que agregam ao livro são, sem dúvida, o Torneio Tribruxo e o retorno do Lorde das Trevas e dos Comensais da Morte. Outro aspecto importante para a história é a vida pessoal e adolescente de Harry, com interesses amorosos e um amadurecimento como bruxo. Tudo isso expandindo o universo da bruxaria para além de Hogwarts.

Qual seu livro favorito da franquia Harry Potter?



Source link

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,952FãsCurtir
3,116SeguidoresSeguir
19,000InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles