UNESCO: 193 países adotam primeiro acordo internacional de IA



Em 1942, o escritor Isaac Asimov definiu as três principais leis da robótica, com a intenção de limitar os comportamentos de robôs e evitar qualquer atitude que prejudique humanos. Agora, a UNESCO revelou um plano semelhante, contudo, desta vez, a proteção é contra os possíveis problemas causados por inteligências artificiais (IA).

A organização revelou que a primeira estrutura do acordo para uso de IA já está pronta. Na última quinta-feira (25), a UNESCO revelou que 193 países se uniram para adotar o primeiro acordo global sobre a ética de inteligência artificial.

“O mundo precisa de regras para que a Inteligência Artifical beneficie a humanidade. A recomendação sobre a ética da IA é uma resposta importante. A UNESCO apoiará seus 193 membros em sua implementação”, publicou a organização no Twitter.

O futuro promete milhares de inteligências artificiais para ajudar a humanidade, mas alguns problemas também devem acontecer no caminho — alguns já até acontecem, como os algorítimos do Facebook, que supostamente amplificam a divulgação de publicações envolvendo discurso ódio.

Um futuro sem ‘Exterminador do Futuro’

Outro escândalo envolvendo IAs aconteceu com a Cambridge Analytica, acusada de usar milhares de dados dos usuários de redes sociais para interferir com a eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos. Vale lembrar que a revista FayerWayer declarou que a companhia também trabalhou no Brasil, durante as eleições do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Há uma necessidade de garantir a transparência e a inteligibilidade do funcionamento dos algoritmos e dos dados com os quais foram treinados, porque eles podem influenciar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, a igualdade de gênero e a democracia”, revelou a UNESCO.

As inteligências artificiais são responsáveis por diversos serviços da atualidade, em redes sociais, recomendações de serviços de streaming e até nas rotas indicadas por um GPS. Por isso, o objetivo do acordo é permitir que o mundo siga numa direção saudável em relação às IAs.





Source link

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,952FãsCurtir
3,125SeguidoresSeguir
19,100InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles